Quando se fala de comprar casa com crédito habitação parece impossível associar palavras como “simples” e “prático”, mas comprar casa não precisa de ser um bicho de sete cabeças. Vamos simplificar!
1- Taxa de Juro
Quando o assunto é Crédito Habitação, normalmente a primeira preocupação prende-se com a taxa de juro, mas não nos podemos esquecer de tudo o que o pode influenciar o seu financiamento.
Empréstimos com taxa de juro variável - Nos contratos de crédito à habitação com taxa de juro variável, a taxa de juro resulta da soma do indexante e do spread:
· Indexante (taxa de juro de referência) corresponde geralmente à Euribor – que não é nada mais nada menos – do que o preço que os bancos atribuem ao dinheiro, na zona euro.
· Spread – é a componente da taxa de juro que acresce ao indexante. O spread é livremente definido pela instituição de crédito para cada contrato, tendo em conta, designadamente, o risco de crédito do cliente, o rácio entre o valor do empréstimo e o valor do imóvel (loan-to-value) e o seu custo de financiamento.
Empréstimos com taxa de juro fixa - a taxa de juro é sempre a mesma e a prestação não se alteram durante o prazo do contrato.
Empréstimos com taxa de juro mista - as partes acordam que o contrato de crédito tem um período inicial em que a taxa é fixa, seguido de um período em que a taxa é variável.
Por exemplo, um empréstimo à habitação a 30 anos pode ter uma taxa fixa durante os primeiros 5 anos e uma taxa variável, indexada à Euribor, nos restantes 25 anos.
2- Prestações e Comissões
A prestação é o valor que vai ficar a pagar ao banco todos os meses. Este valor é calculado a partir da taxa de juro contratada.
As comissões são taxas adicionais que o banco pode cobrar por diversos serviços, como a abertura do crédito, a manutenção da conta ou a amortização antecipada do crédito.
Á prestação a pagar acrescentam-se os custos dos produtos associados ao Crédito Habitação.
3- Os Seguros associados ao Crédito Habitação
Não descarte a importância dos seguros, estes podem fazer-lhe poupar muito dinheiro!
Para além de essenciais, existem seguros obrigatórios - seguro de vida e seguro multirriscos habitação. A finalidade é sempre proteger o banco e o cliente em caso de morte, invalidez ou danos na casa.
A poupança também está na base da procura das melhores condições. É importante comparar as diferentes ofertas antes de tomar uma decisão, mas não tem de fazer isso sozinho - Conte com o Grupo PE – Rede Doutor Finanças!